A Prefeita de Lavras, Jussara Menicucci II, seu Vice-Prefeito, Rodolpho Crepaldi, juntamente com o Biólogo e Professor, Tiago Lima e o Assessor de Relações Institucionais, o Advogado Marcelo Sabato, receberam esta tarde no gabinete da prefeita os representantes da ARPA-RIO GRANDE (Agência Regional de Proteção Ambiental), representada pelo presidente, Sr. Emerson Ludgero, pelo Tesoureiro da instituição, Professor João Antônio Argenta, onde tratou-se de assuntos de interesses das instituição orientadas por uma possível e futura parceria com o município para projetos socioambientais.
Entre os temas discutidos, um ponto em destaque foi o projeto de instalação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS Sul de Minas, em Lavras, solicitando essencialmente por cooperação de ambas as entidades para darem andamento no projeto. Também foi debatido o fomento de outros projetos de preservação e educação ambiental em Lavras.
Por parte da prefeitura, foram pontuadas as necessidades de apoio técnico da ARPA nas demandas de educação ambiental e de projetos de recuperação e preservação, sendo bem acolhidos pelos seus representantes.
Outro ponto de extrema importância para a sociedade foi o debate sobre a possibilidade de sessão real de uso de área para que, conjuntamente com o governo municipal, seja construído um Centro de Educação Ambiental, que receberá as demandas de Lavras e região.
Nesse sentido, Já existe a disponibilidade de um imóvel, o qual está localizado próximo ao terminal rodoviário de Lavras, sendo uma área institucional que contempla nela um área de preservação permanente, e que poderá atender a demanda deste projeto futuramente.
Novas tratativas serão realizadas e possivelmente um termo de cooperação será formalizado dando continuidade à parceria na execução dos projetos socioambientais da Prefeitura de Lavras e da ARPA – Rio Grande, o que certamente trará enormes benefícios para a sociedade Lavrense e da região.