Foram realizadas três reuniões na cidade na última semana, que ainda teve conversa sobre recomposição florestal e preservação de nascentes.
Membros da Agência de Proteção Ambiental (ARPA) da Bacia do Rio Grande estiveram em Jacutinga, no Sul de Minas, na última semana, onde participaram de três importantes reuniões que apresentaram ações e acordos para ampliação das parcerias e desenvolvimento de projetos socioambientais na cidade. As reuniões aconteceram nos dias 6 e 7 de abril.
“Os contatos com as autoridades visam reforçar os laços existentes entre a Arpa Rio Grande e o município de Jacutinga, para que possam ser prestados serviços e levadas informações para a população desta cidade tão rica em águas e tradições culturais, com uma população de pessoas focadas no trabalho e em bem receber os visitantes”, disse a ARPA. Confira um resumo de cada uma delas:
A primeira delas tratou sobre ações que serão desenvolvidas no “Quintal Florestal Seret Lion Fonseca”, escritório da ARPA em Jacutinga. O proprietário do local, Sr. Walter Emílio da Fonseca, que cedeu o espaço para a montagem do escritório, participou do encontro.
O terreno da casa possui, nos fundos, um fragmento preservado de Mata Atlântica de aproximadamente 1,2 hectares, onde foi instalada em 2019 uma trilha ecológica para realização de atividades de educação ambiental e visitação pública.
Na reunião, ficou acordado que o local (Rua Marechal Deodoro, 206 – Centro) receberá melhorias, como a revitalização da trilha e construção de uma sala memorial com itens antigos e históricos de Jacutinga e da família do proprietário do local.
Segunda reunião
Já no segundo encontro, o presidente da Arpa Rio Grande, Emerson Ludgero, acompanhado da colaboradora e supervisora do projeto em Jacutinga, Kelly Di Tommazi, estiveram com o secretário de educação do município, Reginaldo Sydine Luiz.
Na oportunidade foram tratados assuntos referentes à participação das escolas municipais no Quintal Florestal, bem como formas de reforçar a parceria na aplicação pedagógica de assuntos da educação ambiental, ficando aberta a possibilidade de execução de atividades em conjunto.
Terceira reunião
Encerrando as reuniões, o presidente e a supervisora seguiram para a Seção de Agricultura, onde foram recebidos pelo diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Hildo Farhat Legatti. Juntos eles conversaram sobre o pagamento por serviços ambientais – PSA, recomposição florestal, preservação de nascentes.
“Ficou ajustado que estarão em contato mais frequente visando ao melhor atendimento à comunidade de Jacutinga na execução de atividades socioambientais”, explicou a ARPA.