Na tarde do dia 05 de maio de 2022, representantes da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande) estiveram na cidade de Campo Belo, onde realizaram visitas e breves reuniões com representantes de instituições públicas municipais e estaduais, visando alinhamento e ampliação das parcerias em prol da sociedade e projetos socioambientais.
Em momentos distintos uma equipe da ARPA Rio Grande fez importantes visitas na cidade de Campo a Belo/MG, visando ao fortalecimento de parcerias para execução de projetos e atividades de proteção, preservação e educação ambiental. Num primeiro momento, o Sr. Emerson Ludgero, presidente, a Srta., Michelle, gerente administrativa, realizaram uma visita ao Dr. Alisson de Assis Carvalho, prefeito da cidade, ao qual foram apresentados os atuais projetos da ARPA Rio Grande e a necessidade da participação solidária por parte dos municípios, como o caso de Campo Belo. O Prefeito gostou da exposição e se mostrou muito interessado, pois é um defensor das causas ambientais, e se propôs a aumentar a parceria que já tem entre as instituições, a qual inclusive tem um projeto em conjunto, e pretende desenvolver outros.
Em seguida os representantes da ARPA Rio Grande estiveram no quartel da Polícia Militar de Meio Ambiente – PM MAmb onde foram recebidos pelos Sargento Resende, Cabo Lucas e Cabo Wilton, sendo entregue aos militares materiais adquiridos pela ARPA Rio Grande provenientes de projeto conjunto com o Ministério Público – MPMG local para melhor atendimento da sociedade no serviço da guarnição em suas atividades de policiamento de meio ambiente. Na oportunidade, foram ainda discutidos temas sobre os projetos da ARPA Rio Grande e das ações em conjunto com a PM MAmb visando maior proteção e educação ambiental para Campo Belo e para as cidades da microrregião atendidas pela equipe da Polícia Ambiental.
Encerrando as agendas na cidade os representantes da ARPA Rio Grande estiveram na sede do Ministério Público, onde foram recebidos pelo Dr. Cleber Augusto do Nascimento, promotor titular da promotoria ambiental na comarca, ao qual também foram apresentados os projetos da ARPA, bem como foi realizado o alinhamento de estratégias para fortalecimento da parceria entre as instituições nos trabalhos e procedimento de instrução de processos de infrações e crimes ambientais, bem como projetos para educação e conscientização da sociedade diante da extrema necessidade de proteção e preservação socioambiental.
Após as reuniões espera-se que as parcerias fiquem ainda mais fortalecidas e alinhadas para que juntos, e com participação da sociedade, buscarmos maior efetividade na preservação e educação ambiental, especialmente com projetos socioambientais locais e regionais.