Na terça-feira, dia 09/08/2022, uma equipe de Instituto Estadual de Florestas – IEF de Belo Horizonte esteve juntamente com representantes da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande – ARPA Rio Grande, do Ministério Público – MPMG, e do Centro Universitário de Lavras- UNILAVRAS e da Prefeitura Municipal de Lavras – PML no local previsto para serem edificadas as instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Sul de Minas – CETRAS/Lavras.
Na parte da manhã os representantes do IEF, Sra. Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins – Diretora Geral, Sra. Liliana Adriana Nappi Mateus – Diretora de Proteção à Fauna, Sra. Janaina Aparecida Batista Aguiar – Analista Ambiental e Sr. Paulo Roberto De Lauro Silva – Coordenador no Núcleo de Apoio a Regularização de Lavras; da ARPA Rio Grande, o Sr. Emerson Ludgero da Costa – Presidente, Sr. Tales Giuliano – Vice-presidente, Sr. Matheus Henrique Junqueira – Assessor jurídico, e Sra. Josina Aparecida de Carvalho – Coordenadora de projetos; do MPMG Dr. Rodrigo Grava Brasil – Promotor de Justiça e Sra. Andressa, assessora; do UNILAVRAS, Sr. João Antônio Argenta – Presidente do Conselho de Administração, Sr. Thales Viana Souza – Assessor Jurídico, Sr. Fernando Delgado – Gestor Financeiro, Sr. Antônio Carlos Garutti – Gestor de Infraestrutura, e Sr. Rodrigo Crepaldi Lunkes – Supervisor de Projetos; e da prefeitura municipal de Lavras Sr. Tiago de Lima Pereira – Secretário Municipal de Meio Ambiente, estiveram no viveiro de mudas do IEF, local cedido por meio de parceria com o UNILAVRAS há mais de dez anos. Em seguida, a comitiva se deslocou para o complexo de clínicas veterinárias do UNILAVRAS, que está com tratativas para ceder um espaço para instalação do CETRAS/Lavras, bem como, disponibilizar suporte técnico-veterinário e parte das instalações veterinárias em apoio operacional ao funcionamento do CETRAS.
Após as visitas técnicas, as equipes se reuniram nas dependências do UNILAVRAS, onde durante toda a tarde foram debatidos os pontos legais e gerenciais da minuta, para alinhar os procedimentos formais do termo de parceria entre as instituições. A expectativa é que em breve seja assinado o termo que dará suporte para a execução do projeto.
O planejamento de instalação do CETRAS/Lavras já conta com projeto arquitetônico e estrutural, a execução será feita em módulos, sendo o primeiro deles voltado para o atendimento das aves. As estatísticas apontam maior demanda na região sul de Minas para este grupo de animais. Além disso, o montante de recursos financeiros já disponível é compatível com a instalação das estruturas para avifauna.
As tratativas do projeto se iniciaram em 2019 com a assinatura de uma carta de intenções pelos órgãos ora representados, visando a construção do CETRAS no sul de Minas em Lavras/MG. Portanto, chegar nesse patamar, potencializa a certeza de que a instalação do CETRAS/Lavras trará inúmeros ganhos socioambientais, que vão desde a economia na logística, transporte e agilidade no atendimento da fauna silvestre resgatada, até no desenvolvimento de estudos e atividades de extensão universitária e geração de empregos.
Para a manutenção e finalização CETRAS/Lavras será necessário apoio dos municípios atendidos, bem como da sociedade civil e de empresas. Nesse sentido, juntamente, todos podem contribuir para realização deste projeto de causa tão nobre.