Vídeo Institucional – 12 Anos da ARPA Rio Grande

Compartilhe:

Há 12 anos, a ARPA Rio Grande iniciou sua trajetória com o propósito de defender, preservar e recuperar o meio ambiente na Bacia Hidrográfica do Rio Grande. Constituída em 12 de setembro de 2012, a instituição consolidou-se como uma referência na proteção ambiental na parte mineira dessa importante Bacia Hidrográfica. Ao longo de sua atuação, a ARPA Rio Grande tem trabalhado arduamente para cumprir o preceito constitucional que garante aos cidadãos brasileiros o direito a um meio ambiente equilibrado em uma realidade concreta para todos.

Entre suas diversas frentes de trabalho, destacam-se projetos como o Proveráguas Jacutinga, que recuperou mais de 50 hectares de áreas de preservação permanente, por meio do cercamento de nascentes e plantio de mudas nativas, o que contribuiu para a conservação dos recursos hídricos. Além disso, mais de 340 análises ambientais periciais em apoio técnico ao Ministério Público de Minas Gerais foram concluídas.

Esses projetos e ações reforçam o compromisso institucional da ARPA Rio Grande com o desenvolvimento sustentável, sociedade e conservação dos ecossistemas da região. Desde 2018, com o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público concedido pelo Ministério da Justiça, a instituição segue firme em sua missão de promover a educação ambiental e apoiar o desenvolvimento sustentável, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil e as empresas na preservação dos recursos naturais.

A ARPA Rio Grande orgulha-se de seu impacto positivo ao longo desses 12 anos e expressa sua gratidão a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso de suas iniciativas. Seja nas ações de campo, nas análises técnicas, nas parcerias estabelecidas ou nas atividades de educação ambiental, cada esforço foi fundamental para o avanço da proteção ambiental na região.

Com os olhos voltados para o futuro, a ARPA Rio Grande continua comprometida em enfrentar os desafios que virão, sempre com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e fomentar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.