No dia 27 de setembro de 2018, a ARPA Rio Grande participou do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, cujo tema foi “Crise Ambiental, repensando os limites do crescimento”, realizado em Poços de Caldas/MG. Além de participar de algumas palestras, a colaboradora e também mestranda em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, Daiane Fernandes Pereira, apresentou dois trabalhos da instituição.
O trabalho intitulado “Resolução de Conflitos Ambientais em feitos extrajudiciais” apresentou os resultados referentes ao projeto coordenado pela ARPA denominado “Mutirões de apoio à regularização ambiental”, realizado nos municípios mineiros de Itajubá e Jacutinga, cujo objetivo geral é auxiliar as Promotorias de Justiça de defesa do Meio Ambiente na resolução de conflitos dessa natureza, na forma extrajudicial e conciliatória por meio da elaboração e propositura de Termos de Ajustamento de Conduta – TACs.
Também foi apresentado o “Uso Conflitivo nas APPs de nascentes da Microbacia do Ribeirão Taquaraçu”, que visou mapear nascentes no município de Jacutinga para conhecer as causas da degradação, buscar escolher o melhor método e planejar as especificidades a serem aplicadas no processo de restauração. Esse trabalho é resultado de parte do diagnóstico do “Projeto Proveráguas Jacutinga”, também executado pela ARPA.
A ARPA Rio Grande parabeniza a comissão organizadora do evento e agradece a oportunidade de participação.