No dia 09 de Novembro de 2018, no período da manhã, a ARPA Rio Grande participou da 2ª etapa da oficina com os comitês de Bacia Hidrográfica pertencente à Bacia do Rio Grande. Na ocasião, foi discutida a aprovação de uma agenda de gestão de recursos hídricos com ações iniciais para o ano de 2019. Também foi decidido a formação de um grupo de trabalho para implementação da cobrança pelo uso da água com representantes de cada comitê de bacia, que serão posteriormente votados.
No período da tarde, a ARPA participou do II Encontro Sustentabilidade em Recursos Hídricos realizado pelo mestrado da UNINCOR. O evento contou com a presença de cinco palestrantes. Paulo Henrique Pereira, como secretário de meio ambiente, apresentou o renomado projeto Produtor de Água no município de Extrema. Em seguida a sua fala, o Sr. Marco Túlio Prata, secretário do Meio Ambiente de Uberaba, apresentou a experiência da municipalização do licenciamento ambiental em seu município. Com terceiro palestrante, o Sr. Hideraldo Buch, coordenador geral do fórum nacional de CBHs, falou sobre a integração entre a gestão municipal de água e os comitê de bacias. Em continuidade e complemento, a Sra. Stella Guida, Presidente do CBH Rio Verde, falou sobre a experiência desse comitê na gestão integrada dos recursos hídricos.
Por fim, Dr. Rodrigo Caldeira Grava Brasil, coordenador regional das promotorias de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, abordou o tema: atuação do Ministério Público em apoio aos municípios na gestão da água. Ele ressaltou a problemática dos municípios com relação à destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, explicando a possibilidade de contaminação hídrica (lençol freático) e ao esgotamento sanitário. Ao final, ele apresentou dois projetos executados para ARPA e fiscalizados pelo Ministério Público, Cílios d’ água e Proveráguas Jacutinga que já possuem resultados parciais voltados para a conservação dos recursos hídricos.