ARPA na Semana da Água 2024 com atividades em Lavras e Jacutinga

Compartilhe:

Com o tema do Projeto “Sacolas Plásticas – Reduzir e Substituir “, a ARPA Rio Grande promoveu entre os dias 18 a 22 de março em Lavras, diversas atividades especiais para celebrar a Semana da Água 2024. A programação contou com apresentações de palestras de sensibilização ambiental referente ao uso excessivo de sacolas plásticas para os alunos do Ensino Fundamental II do Município, Ato Simbólico denominado “Embarcação Verde” que teve como objetivo, a remoção de resíduos plásticos em pontos específicos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e, “ARPA na Praça”, mobilização social sobre o uso desenfreado de sacolas plásticas e o impacto ao meio ambiente para a população em geral.

As palestras foram realizadas em quatro escolas do Ensino Fundamental II, divididas entre rede pública municipal e privada. As apresentações das palestras, enfatizaram a problemática questão do uso excessivo aliado ao descarte inadequado das sacolas plásticas, que muitas vezes através do vento, chuva e as inundações, os levam até os rios e oceanos.

Durante a ação simbólica da Embarcação Verde, realizada em Parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras, foram recolhidos 26 kg de resíduos plásticos em 2 horas de embarcação ao longo do lago do Funil em Macaia, MG. Os resíduos foram destinados a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras – ACAMAR. O encerramento da programação de Lavras ocorreu no Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A atividade de mobilização social aconteceu na Praça Central Dr. Augusto Silva. Em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar de Meio Ambiente, a ARPA divulgou para a população, o Projeto “Sacolas Plásticas – Reduzir e Substituir”, com apresentações de banners explicativos sobre os impactos que as sacolas plásticas causam nos ambientes aquáticos e também a exposição de uma pequena amostragem dos resíduos plásticos recolhidos no lago do Funil.

Já no município de Jacutinga, a programação foi desenvolvida para os alunos da educação infantil da Escola Municipal Dra. Helena Pieroni Sebusiani. Os alunos visitaram uma fonte envasadora de água mineral e realizaram atividades lúdicas com oficinas educativas, que visou sensibilizar as crianças sobre questões relacionadas à poluição e conservação da vegetação nativa, destacando seu impacto na qualidade da água.

É importante ressaltar que o objetivo do dia mundial da água é promover conscientização sobre a relevância da água para nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para relembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e sua contaminação.

Galeria de Fotos:

 

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook