ARPA Rio Grande participa de reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde em Baependi/MG

Compartilhe:

No dia 25 de outubro 2018, a ARPA participou de mais uma reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde – CBH Verde. Na ocasião, após a aprovação das atas anteriores, foi apresentado o Programa Pró-Mananciais, executado pela COPASA, cujo objeto principal é proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Em continuidade, o Coordenador de desenvolvimento Urbano e Rural e Presidente do CODEMA de Baependi, Sr. Marcos Antônio Pereira, apresentou o sistema municipal de meio ambiente da cidade, seu funcionamento, ações de educação ambiental, projetos como de arborização integrada e sinalização das estradas. Também abordou sobre a questão preocupante dos empreendimentos de extração de areia, agradecendo o apoio da ARPA que realizará as perícias. Por fim, juntamente com o Sr. Neo Lara, abordaram a questão que gerou polêmica no município: a implantação de uma PCH – Pequena Central Hidrelétrica na zona rural de Baependi. Segundo explicação, o edital que convocava a população para consulta pública foi anulado, uma vez que já havia decisão do CODEMA indeferindo a implantação do empreendimento por tratar-se de área de unidade de conservação de proteção integral.

Após isso, os conselheiros foram divididos em grupos dos representantes da sociedade civil, do poder público das esferas municipais e do poder público da esfera estadual para a criação das Câmaras Técnicas: CTIL (Câmara Técnica Institucional e Legal), CTOC (Câmara Técnica de Outorga e Cobrança) e CTPP (Câmara Técnica de Planejamento e Projetos). Após discussão, foram indicados conselheiros para cada uma das câmaras, sendo que a ARPA será membro suplente na CTIL.

Ao final da reunião, foi decidida a versão final da logo do CBH Verde e realizado o convite para que todos participassem da 2ª Etapa oficina com os Comitês das Bacias – OFICINA DOS GDs e do II Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos que acontecerão no dia 09 de novembro, na Universidade Vale do Rio Verde – Unincor, em Três Corações.

 

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook