A Associação Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande – ARPA- Rio Grande promoveu o evento: “A árvore como modelo para o nosso futuro: propostas para um projeto de desenvolvimento sustentável integral para a região do Circuito das Águas, MG”.

No dia 10 de novembro, foi realizada nas dependências da Ecolândia, a palestra intitulada: “A árvore como modelo para o nosso futuro: propostas para um projeto de desenvolvimento sustentável integral para a região do Circuito das Águas, MG”. A palestra foi ministrada por dois professores da universidade de Berna, Suíça: Peter Walter Schmocker (Mestre em Engenharia Civil) e Ernst Zürcher (Doutor em Ciências Naturais no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique), que vieram ao Brasil com intuito de difundir suas pesquisas sobre a importância da conservação ambiental na região do Circuito das Águas.
O evento contou com o apoio logístico da 6ª. CIA de Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras que gentilmente cedeu o auditório da Ecolândia. Também estiveram apoiando esse trabalho: o Ministério Público de Minas Gerais, representado pelo Coordenador das Promotorias de Justiça da Bacia do Rio Grande –Dr. Bérgson Cardoso Guimarães, ARPA Rio Grande e a Fundação Neumann. Estiveram presentes ao encontro: representantes da sociedade civil, professores e alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS).
Segundo a Presidente da ARPA Rio Grande, Maria Auxiliadora “essa foi mais uma etapa de atuação da ARPA Rio Grande, a partir de novos convênios poderemos apoiar, especificamente, assuntos voltados à conservação dos recursos hídricos na região da bacia do Rio Grande.”