ARPA Rio Grade conjuntamente com Órgãos do Estado e da Iniciativa Privada assinam Termo de Parceria para a instalação do protejo CETRAS Sul de Minas na cidade de Lavras

Compartilhe:

No final da tarde de ontem, dia 04/05/2023, ocorreu uma reunião presencial entre os representantes do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS e Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande – ARPA Rio Grande, para assinatura formal do termo de parceria e colaboração que visa os trabalhos conjuntos para a construção e instalação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Sul de Minas Gerais- CETRAS/LAVRAS.

O ato formal se deu durante o evento, “O papel do legislativo municipal no fortalecimento do direito animal”, promovido pelo MPMG no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça na capital mineira. Se fizeram presentes representando os respectivos órgãos: Sr. Emerson Ludgero da Costa pela ARPA Rio Grande; Dra. Luciana Imaculada de Paula – Promotora de Justiça – Coordenadora Estadual de Defesa dos Animais pelo MPMG; Sra. Adriana Spagnol de Faria pelo IEF; Sr. Antônio Carlos Garutti e Dr. Thales Viana pela Fundação Educacional de Lavras; Sra. Marcela Giovanna Nascimento de Souza – Diretora Presidente pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – Plataforma Semente. Estiveram também presentes, outros apoiadores do projeto, além da ilustre presença a Sra. Marília Carvalho de Melo – Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD como signatária do projeto.

O projeto foi iniciado em 2019 com a assinatura de uma carta de intenções pelos órgãos ora representados e também pela Polícia Militar de Meio Ambiente – PM MAmb, visando a construção da estrutura de forma modular em Lavras/MG. O primeiro módulo, o de pássaros, justifica-se pela demanda de maior necessidade segundo estatísticas da Polícia Ambiental e IEF. Nesta data, de forma sucinta, foi apresentado um vídeo com o projeto arquitetônico de como será o CETRAS-LAVRAS, considerando que o projeto se encontra hospedado na plataforma SEMENTE para captação, gestão e prestação de contas dos recursos.

A execução da obra inicial, modulo pássaros, se dará pelo UNILAVRAS, que receberá um aporte financeiro de cerca de R$900.000,00 (novecentos mil reais) da ARPA Rio Grande oriundo de compensações ambientais promovidas pelo MPMG. O UNILAVRAS está realizando a cessão de uso do terreno para construção do imóvel que abrigará o CETRAS, além de dar apoio com estrutura e equipe do Hospital Veterinário Universitário instalado no bairro Água Limpa em Lavras.

Tal empreendimento visa suprir uma demanda antiga de vários seguimentos de proteção ambiental, considerando que as cidades do Sul de Minas, mais de 200, não têm uma estrutura que os atenda, havendo assim, necessidade de longos deslocamentos para a destinação dos animais até os CETRAS mais próximos em Divinópolis, Juiz de Fora ou Belo Horizonte.

Após a instalação do CETRAS/LAVRAS, espera-se vários ganhos socioambientais, que vão desde a economia na logística de transporte, qualidade no atendimento imediato da fauna, possibilidade de projetos de estudo e extensão de universitários e geração de empregos.

Para a finalização e manutenção do projeto buscam-se todo apoio dos municípios atendidos, da sociedade e de empresas que possam contribuir com a esta estrutura que trará, com toda certeza, grandes benefícios para todo o Sul de Minas.

Venha conhecer e apoiar essa nobre inciativa de proteção em favor da causa animal em nossa região!