ARPA Rio Grande e 6° Promotoria de Justiça de Varginha promovem entrega de drones ao 9º Batalhão do Bombeiro Militar de Minas Gerais

Compartilhe:

 

Na tarde do dia 14 de setembro de 2022, quarta-feira, foi realizada a atividade de entrega formal de duas Aeronaves Remotamente Pilotadas – RPA/Drones para o Bombeiro Militar de Minas Gerais – BMMG por meio de projeto da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande – ARPA Rio Grande em parceria com Ministério Público de Minas Gerais-MPMG.

A atividade foi realizada no quartel da companhia operacional do Nono Batalhão do BMMG, localizado na Avenida Antônio da Silva Neto, 199, Jardim Primavera, Varginha – MG, onde o Presidente da ARPA Rio Grande, Sr. Emerson Ludgero da Costa, Capitão Veterano da PMMG, acompanhado da gerente Administrativa, Srta. Michelle Silva, do gerente financeiro Sr. Rodrigo Pedroso, e do Dr. Fernando Muniz da Silva, Promotor de Justiça titular do Ministério Público de Varginha/MG, realizaram a entrega dos equipamentos ao Tenente Coronel Júlio César Tóffoli, Comandante do 9º BBM.

A aquisição foi possibilitada por meio da apresentação de projeto do BMMG junto ao MPMG e ARPA Rio Grande, sendo avaliados os quesitos técnicos, econômicos e socioambientais, e dessa forma os equipamentos puderam ser adquiridos com recursos de compensações ambientais.

Com o uso das aeronaves não tripuladas será aumentada a capacidade de resposta dos Bombeiros Militares diante de inúmeras atividades, que vão desde as questões de prevenções e combates a incêndios até o salvamento e resgate de pessoas em diversas situações de emergência.

Os equipamentos adquiridos são de última geração e contam com acessórios modernos e sofisticados que permitem maior autonomia, e também leitura térmica, uso de auto falante, o que irá facilitar em possíveis ações de resgates, dentre outras atividades. Assim, o equipamento irá proporcionar mais segurança e efetividade no atendimento do BMMG nas cidades atendidas pelo 9º BBM.

Projetos como esse visam o aparelhamento de instituições de proteção socioambiental e consequente melhorias para a prestação de serviços desses órgãos à sociedade, bem como maior proteção ambiental.

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook