Na tarde do dia 27 de janeiro de 2023, sexta-feira, foi realizada a atividade de entrega solene de um veículo e uma Aeronave Remotamente Pilotada – RPA/Drone para a Seção Técnica Regional de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerias sediada em Varginha/MG
A atividade foi realizada na sede da Perícia Criminal da PCMG em Varginha/MG, localizada na Av. Alfredo Braga de Carvalho, 125, Industrial JK, onde o Presidente da ARPA Rio Grande, Sr. Emerson Ludgero da Costa, Capitão Veterano da PMMG, acompanhado do gerente financeiro Sr. Rodrigo Pedroso e por parte do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG o Dr. Fernando Muniz da Silva, Promotor de Justiça titular da 6ª Promotoria em Varginha/MG, realizaram a entrega formal dos equipamentos ao Chefe do 6⁰ departamento da Polícia Civil Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra, representado nesta oportunidade pelo Delegado Regional de Lavras, Dr. Josias Moreira Giffoni, Delegada Regional de Varginha Dra. Renata Fernanda Gonçalves Rezende e os Peritos Seção Técnica Regional de Criminalística Sr. Tiago Batista Braga e Sr. Edson do Nascimento Campos.
A aquisição dos equipamentos foi possibilitada por meio da apresentação de projeto da PCMG junto ao MPMG e ARPA Rio Grande, sendo avaliados os quesitos técnicos, econômicos e socioambientais, permitindo assim, que os equipamentos pudessem ser adquiridos com recursos de compensações ambientais.
Com o uso do veículo, uma caminhonete Mitsubishi L200, 4×4, “zero quilometro”, convertido em viatura, bem como da aeronave não tripulada serão oportunizadas maiores facilidades e economicidade aos integrantes do corpo de peritos técnicos da Polícia Civil, que possuem a dentre as suas funções os trabalhos de realizar exames e análises, no âmbito da criminalística, relacionados à física, química, biologia, odontologia legal, papiloscopia e demais áreas do conhecimento científico e tecnológico, de forma geral, buscar os elementos probatórios dos crimes e infrações para instrução dos processos.
Os equipamentos adquiridos são modernos e robustos, assim permitirão maior autonomia, segurança, agilidade e qualidade nos deslocamentos, captação de imagens, bem como acesso a locais de maior dificuldade. Dessa forma, proporcionando maior capacidade de resposta e efetividade no atendimento das demandas periciais da Seção Técnica Regional de Criminalística, que redundará numa ampliação dos serviços de instrução e persecução dos processos criminais e de outras instâncias.
A valorização dos serviços públicos por meio de parcerias e projetos que visam o reaparelhamento de instituições de Segurança Pública e concomitantemente de Proteção Socioambiental devem ser estimulados, pois consequentemente trazem melhorias para a prestação de serviços que refletem positivamente na sociedade direta e indiretamente atendida por tais órgãos.
Gestão ARPA Rio Grande 2021/2023 – uma equipe multidisciplinar e participativa em prol da biodiversidade e da qualidade de vida!