Durante a manhã de hoje, 02/10/2023, duas importantes ações socioambientais foram desenvolvidas em Inconfidentes/MG decorrentes de projeto entre as Instituições parceiras, Instituto Federal do Sul de Minas- IFSULDEMINAS e à Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do rio Grande – ARPA RIO GRANDE.
Numa primeira ação, por meio de projeto apresentado pelo IFSULDEMINAS, representado pelos Diretor, Sr. Luiz Flávio Reis Fernandes; Responsável pela fazenda do Instituto, Sr. José Roberto de Carvalho e pela professora Lilian Vilela Andrade Pinto à ARPA RIO GRANDE, representada pelo atual presidente, Sr. Emerson Ludgero, acompanhado do gerente financeiro, Sr. Rodrigo Pedroso, foi programado e realizado o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas às margens do rio Mogi Guaçu, localizado na fazenda do Instituto Federal, a qual teve a área de plantio devidamente cercada, visando ampliar a garantia de que o local tenha o reflorestamento efetivo. Para a ação de plantio que ocorreu por volta das 08 horas, alunos de cursos com grade ambiental e agronômica participaram ativamente das ações de planejamento e execução do plantio, e ainda irão realizar um monitoramento das árvores.
Na segunda ação, foi dada continuidade no projeto de identificação de flora na trilha arbórea dentro da fazenda do Instituto Federal, para o qual foram confeccionadas dezenas de placas com identificação das espécies encontradas na trilha. Nas placas constam nome das respectivas árvores, um Qr Code, que por meio de tecnologia presente em smartfones direciona os visitantes da trilha a um documento mais elaborado, no qual constam várias informações sobre as espécies constantes no acervo florestal da mata dentro do Campus. Essa ação também foi realizada com participação direta dos alunos do IFSULDEMINAS, sob a orientação técnica do Professor aposentado Laércio Loures e ocorreu por volta das 10 horas.
O Custeio dos projetos foi realizado com recursos de compensações ambientais promovidas pelo Ministério Público do estado de Minas Gerais – MPMG, que foram aplicados por gestão da ARPA para se traduzirem numa maior conscientização pela causa ambiental e pela qualidade de vida para a sociedade.