ARPA RIO GRANDE em parceria com NEEC-Flora da UFLA promovem ações técnicas no local onde será instalado o parque ecológico de São Tiago/MG

Compartilhe:

Entre os dias 25 e 26 de abril de 2023, uma equipe com 04 alunos do Núcleo de Estudos em Ecologia e Conservação da Flora da Universidade Federal de Lavras – UFLA, sob a coordenação do Prof. Dr. Rubens Manoel dos Santos, em parceria com a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande, está realizando os trabalhos de medição de perímetro, georreferenciamento de nascentes e levantamento de flora no terreno onde será instalado o Parque Ecológico Municipal em São Tiago.

Visando dar continuidade nas ações de criação do parque ecológico, algumas das ações iniciais e primordiais são a medição do perímetro, georreferenciamento de nascentes e o levantamento florístico da propriedade, este que se efetiva através de um estudo técnico que objetiva identificar as espécies de flora ocorrentes em uma área, além de caracterizar e avaliar o estado de conservação da vegetação. A importância dessa atividade, consiste em estabelecer graus de hierarquização entre as espécies estudadas e avaliar a necessidade de medidas voltadas para a preservação e conservações das unidades florestais.

Dos trabalhos de levantamento, georreferenciamento de nascentes e de medição de perímetro para fins de cercamento, participaram pela ARPA Rio Grande, o presidente, Sr. Emerson Ludgero e a estagiária, Srta. Amanda Resende; pelo NEEC-FLORA/UFLA o Professor Rubens e os seguintes alunos Maria Eduarda Silva; Tatiane Almeida Souza; Rafaella Tavares Pereira; e Luan Renner Ribeiro. Ressalta-se que na data de 25/04/2023 uma equipe da prefeitura municipal de São Tiago também se encontrava no terreno realizando trabalhos de topografia para estruturação do parque.

A criação do parque tem passado por algumas etapas desde a idealização pelo doador do terreno, Sr. Messias, vindo a ser estabelecida por meio de projeto de lei municipal apresentada pelo Chefe do Executivo, com aprovação legislativa pela Câmara de Vereadores, assim, sendo promulgada então a LEI N.º 3.359 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022, que estabelece a criação do parque, inclusive com um prazo para que o local seja aberto para funcionamento.

O projeto do Parque Ecológico, conta com apoio do Ministério Público de Minas Gerais, da ARPA Rio Grande e de forças Políticas, Empresariais, de Ensino Superior e Conservacionistas que têm como objetivo comum a instalação do parque ecológico que, com certeza, trará muitos benefícios ao meio ambiente, à população e aos visitantes desta linda e pitoresca cidade de São Tiago.

Essa interação entre entidades de Ensino Superior, Órgãos Públicos, Terceiro Setor e Sociedade permite com que avanços significativos sejam alcançados em menor tempo, impulsionados pela troca de experiências e desejo comum do bem-estar socioambiental. Venha também apoiar esse lindo projeto colaborando para a realização das demais ações de efetivação do parque!