Nos dias 29 e 30 de setembro de 2018, aconteceu o 2º Fórum de Gestão Sustentável do Parque das Águas, no município de Caxambu/MG, evento promovido pela “Sociedade Amigos do Parque das Águas – “AMPARA” que contou com o apoio da ARPA Rio Grande.
As colaboradoras da ARPA Rio Grande, Daiane Fernandes e Josina Carvalho participaram do evento e, na ocasião, formalizaram o termo de parceria da instituição com a AMPARA para a execução de ações conjuntas e trocas de experiência sobre a recuperação das áreas produtoras de recursos hídricos, principalmente pela atuação via Projeto Eternáguas Caxambu, coordenado pela ARPA Rio Grande.
O membro fundador da ARPA Rio Grande, Dr. Bergson Cardoso Guimarães, Promotor de Justiça de Caxambu e Coordenador do Núcleo de Tutela da Água – NUTA, apresentou a agência e os seus respectivos projetos executados no Circuito das Águas: Eternáguas Caxambu, Eternáguas São Lourenço, Águas de Cambuquira e Parque do Papagaio vinculados ao Programa de Justiça Restaurativa Socioambiental.
No primeiro dia, o evento apresentou discussões sobre geoparques, unidades de conservação, Plano Diretor da Bacia do Rio Verde e a gestão participativas do Parque das Águas de Caxambu. Também foi apresentada a intenção de criação de uma APA das Águas Minerais.
No segundo dia seguinte, foram abordados temas como a crenologia e termalismo, litopuntura e gestão social. Ao final, a AMPARA apresentou um termo de referência de Plano Diretor para o Parque das Águas.
A participação da ARPA Rio Grande em iniciativas como esta trazem à tona um sentimento de realização e sinalizam que a união de organizações dos diversos setores em prol da conservação ambiental é o caminho a se seguir, pois denotam a participação cidadã na gestão ambiental.