ARPA Rio Grande realiza ações socioambientais em Inconfidentes e Jacutinga no Sul de Minas

Compartilhe:

Dando continuidade nas ações socioambientais por meio de projetos e eventos que se traduzam em melhorias na qualidade de vida e preservação ambiental, especialmente com práticas de educação e conscientização, três ações foram realizadas nas cidades de Inconfidentes e Jacutinga/MG.

Na primeira ação ocorrida no início da tarde do dia 01/09/2023, sexta-feira, a ARPA Rio Grande e o IFSULDEMINAS deram mais um passo para o projeto de identificação de flora na trilha arbórea dentro do instituto, local de frequente circulação dos alunos. Nesse sentido, foram entregues à professora Lilian Vilela, acompanhado do aluno Danilo, 30 placas que serão fixadas junto às árvores das respectivas espécies no dia 03 de outubro de 2023, data que também será realizado o plantio de dezenas de mudas nativas, com possível cercamento da área para proteção de mata ciliar num terreno às margens do rio Mogi Guaçu.

Também na sexta-feira à tarde, a segunda ação foi desenvolvida, sendo por meio da parceria entre a ARPA Rio Grande e Secretaria Municipal de Educação de Jacutinga, intermediada pela professora Kelly Ribeiro A. A. Di Tommazi e supervisora Regina P. O. Santos. Assim, foram entregues vários kits de equipamentos e ferramentas para aplicação no projeto de compostagem das aulas de meio ambiente na instituição Lar Américo Prado sob gestão da Sra. Rosemary Bairral, instituição que atende os alunos do período integral da rede municipal. O projeto visa a formação da consciência ecológica por meio da orientação no reaproveitamento de resíduos orgânicos na instituição e atingirá cerca de 500 alunos de forma direta e indiretamente. Os alunos presentes na atividade ficaram muito eufóricos e ansiosos para iniciar os trabalhos durante as aulas, significando a possibilidade real de mudança de hábitos, para uma maior sustentabilidade dentro da escola.

Por fim, na manhã de sábado, 03/09/2023, ocorreu a terceira ação, desenvolvida pela ARPA Rio Grande, apoiada pela Secretaria de Governo, Defesa Civil Jacutinga e projeto Andarilhos, juntos realizando um treinamento sobre minimização de conflitos com animais peçonhentos. O treinamento foi realizado pelo professor Alberto Humberto Albuquerque especialista na área, sendo proferido a um público de aproximadamente 45 pessoas de vários seguimentos, como produtores rurais, defesa civil, guarda municipal, representantes da indústria, do comércio, das escolas, de pessoas ligadas a proteção ambiental, dentre outros.

O aproveitamento foi excelente havendo muita interação com o público. Se fizeram presentes o Secretário de Governo, Newton José de Carvalho, o presidente da ARPA Emerson Ludgero acompanhado pela Gerente administrativa Michelle Silva e a assistente administrativa Carina Pereira.

As fotos do treinamento podem ser visualizadas no armazenamento online da ARPA RIO GRANDE pelo link:
https://drive.google.com/drive/folders/1745IA9_zOE3rfmNuG38GpjsDAjoSuL7y?usp=sharing

Gestão ARPA Rio Grande 2021/2023 – uma equipe multidisciplinar e participativa em prol da biodiversidade e da qualidade de vida!

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook