Construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais é tema de reunião

Compartilhe:

Na tarde de hoje, dia 12, ocorreu uma reunião remota, pelo sistema de videoconferência, entre Ministério Público Estadual (MPMG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) e Agencia Regional de proteção Ambiental do Rio Grande (ARPA Rio Grande) para a construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestre no Sul de Minas (CETRAS/SM) na cidade de Lavras.

Na reunião os órgãos foram representados por Luciana Imaculada de Paula e Rodrigo Caldeira Grava Brazil do MPMG, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins e equipe do IEF, João Antônio Argenta e equipe do UNILAVRAS, Emerson Ludgero Costa e equipe da ARPA Rio Grande, todos puderam explanar e discutir o tema, que gira na efetivação da construção de Cetras no Sul de Minas, ao qual foi assinado uma carta de compromisso entre os órgãos em 1º de setembro de 2019, e que tem previsão de ser sediado em Lavras.

O projeto a ser efetivado irá atender um clamor público antigo, e de grande amplitude, pois atenderia 04 companhias do policiamento militar de Meio Ambiente fixadas no sul de minas, e consequentemente 232 cidades mineiras cobertas pelo policiamento e conjuntamente pelas agências do IEF.

Num relatório apresentado em 2019 para fomento do projeto, ficou demonstrada a grande necessidade da instalação do CETRAS/SM, visto que num período entre julho de 2018 a julho de 2019, cerca de 3.845 animais silvestres foram apreendidos ou resgatados, em sua maioria pássaros da fauna silvestre nacional, os quais quando não podem ser libertos de imediato devem ser encaminhados aos CETRAS existentes, estes que se encontram distantes das cidades sul mineiras.

Para efetivação do projeto, está ocorrendo um entrosamento e parceria entre os órgãos envolvidos e cada um, na sua esfera de competência, tem se empenhado para que o projeto seja concluído. Obra que já possui projeto arquitetônico, terreno em comodato para edificação, e significativo aporte financeiro para início das obras. Foi deliberado que serão realizadas as devidas consultas a Auditoria Geral do Estado, a revisão do projeto arquitetônico, e consequente hospedagem na plataforma “Semente”, e assim criado um cronograma para continuidade das ações e avanço do projeto.

Com a instalação do CETRAS/SM estima-se considerável economia para o Estado, uma vez que não será necessário deslocamentos tão grandes por parte do IEF e da PM MAmb para o encaminhamento dos animais, os quais sofrerão menor desgaste. Frisa-se que haverá outros ganhos como a possibilidade de interação de estudantes das áreas ambientais do sul de minas, que terão um local para que possam ampliar os conhecimentos e paralelamente apoiarem na manutenção da estrutura. Outro ganho é para a própria vida animal que sofrerá menos, pois diminuirá o tempo de translado, assim aumentando a possibilidade de tratamento e reabilitação. Também as equipes da PM e do IEF que não desguarnecerão seus locais de origem, uma vez que as conduções serão reduzidas.

“Para a finalização e manutenção do projeto buscamos todo apoio dos municípios atendidos, da sociedade e de empresas que possam contribuir com a conclusão desta obra que trará, com toda certeza, grandes benefícios socioambientais para todos sul de minas e para as instituições de proteção ambiental, e mais ainda para a vida dos animais silvestres”, destaca a equipe da ARPA Rio Grande.