Há 50 anos atrás, em 22 de abril de 1970, cerca de 100.000 pessoas marcharam pela Quinta Avenida em Nova York em protesto contra os impactos ambientais negativos decorrente do aumento da poluição, do derramamento de petróleo nos oceanos entre outras questões da época. A manifestação ocorreu simultaneamente em diversas cidades nos Estados Unidos, levando aproximadamente 20 milhões de pessoas às ruas.
Este ano, devido à grave pandemia que se estendeu por todo o mundo em decorrência do COVID-19, o evento do Dia da Terra está acontecendo online e pode ser acompanhado pelo site: www.earthday.org
Durante seu pronunciamento no evento online o líder religioso Papa Francisco elogiou o movimento ambientalista e fez um apelo ao mundo pela proteção do meio ambiente. Disse que era necessário que os jovens “saíssem às ruas para nos ensinar o que é óbvio, ou seja, que não haverá futuro para nós se destruirmos o meio ambiente que nos sustenta”.
A atual pandemia de coronavírus nos traz importantes reflexões sobre saúde coletiva, modo de vida e meio ambiente. Ela nos mostra hoje que o mundo inteiro é e está conectado como um organismo único e que pequenas ações locais podem ter efeitos globais gigantescos.
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, que também participou do evento online hoje, disse que o surto de coronavírus nos alerta que neste momento é mais importante do que nunca ouvir os cientistas e especialistas. “Isto serve para todas as crises, seja a crise do corona ou a crise climática”, afirma a ativista.
O site oficial da Earth Day oferece uma lista de pequenas ações que todos podemos fazer no dia de hoje pelo meio ambiente: https://www.earthday.org/24-hours-of-action/
Vamos todos nos unir pela saúde do nosso planeta e consequentemente nossa saúde! O Dia da Terra não é só um dia, é todos os dias.
Fontes: www.exame.abril.com.br / www.earthday.org