Nova etapa de revitalização da Estrada do Alto Alegre – São Luís

Compartilhe:

 

Dentre as diversas atividades de proteção ambiental executadas pela ARPA Rio Grande em Jacutinga-MG, em 2017 foi feita a primeira revitalização da Estrada do Alto Alegre – São Luís.

Os benefícios desta obra têm sido perceptíveis desde então. Além de ter permitido maior segurança no tráfego dos cidadãos das comunidades do entorno, a medida impediu o agravamento de processos erosivos que, ao longo dos anos, poderiam implicar no assoreamento do Ribeirão Taquaraçu.

Além disso, em 2017, ao longo da mesma estrada e nos arredores da microbacia do Ribeirão Taquaraçu, foram construídas 81 barraginhas (bacias de contenção de águas pluviais), com seus respectivos travesseirões (condutores de águas pluviais para as barriguinhas). Essas técnicas são utilizadas para captar a água e sedimentos vindos da enxurrada que corre nas estradas rurais, protegendo o solo contra erosão, proporcionando uma lenta infiltração da água da chuva e evitando o assoreamento do ribeirão.

Todavia, com o passar do tempo foi identificada a necessidade de nova revitalização da estrada, a fim de preservar a qualidade da pista e manter os benefícios sociais e ecológicos.

As obras da nova etapa de revitalização se iniciaram nesta terça-feira, dia 07 de abril de 2020, pela manhã, como parte das ações do projeto Proveráguas Jacutinga.

A ARPA Rio Grande sempre atenta em buscar os melhores resultados que propiciem melhorias no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook