Dia da Árvore Celebrado com Oficina de Educação Ambiental na Escola Estadual Cristiano de Souza

Compartilhe:

A ARPA Rio Grande seguindo o cronograma das atividades do Projeto Sala Verde de educação ambiental na Escola Estadual Cristiano de Souza realizou nos dias 14 e 21 de setembro de 2018 duas oficinas, sendo uma de introdução à Educação Ambiental – EA e outra sobre o dia da árvore.

Na primeira atividade, no dia 14/09/2018, os alunos do curso de graduação em engenharia Florestal, Gabriel Chagas e Victor Mendes, estagiários em meio ambiente na ARPA Rio Grande, realizaram a oficina de introdução à Educação Ambiental, na qual foi possível abordar noções básicas de meio ambiente, apresentar o plano de trabalho de EA da ARPA Rio Grande para a escola e conhecer o público alvo diretamente envolvido.

A segunda oficina foi realizada em 21/09/2018, dia da árvore, conforme calendário ecológico. Com o intuito de explorar o tema, foi realizada uma dinâmica sobre a importância das árvores, detalhando a função de cada um de seus componentes, como as raízes, as flores, os frutos e as folhas. Foi apresentado, ainda, sobre a interação árvore-animal e a importância ecológica para a sustentabilidade das florestas.

A segunda parte da oficina contou com uma gincana, onde, de maneira lúdica,  a turma foi dividida em equipes e se procedeu a coleta de lixo que estava espalhado pela área verde da escola, além da aplicação de um jogo de perguntas abordando temas como reciclagem, o ciclo da água, a fotossíntese, a reprodução das plantas, o efeito estufa e listagem de espécies arbóreas conhecidas.

Após a realização das referidas oficinas, foi realizado o plantio de mudas de espécies arbóreas frutíferas (uvaia – Eugenia uvalha Cambess. e pitanga – Eugenia uniflora L.) na área onde está sendo planejado um pomar na escola. As mudas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, parceiro de longa data da ARPA Rio Grande. Na oportunidade, foram repassadas dicas sobre as técnicas corretas de plantio de mudas arbóreas.

Redação: Gabriel Chagas e Victor Mendes

Revisão: Josina Aparecida de Carvalho

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook