Foto: Josina Carvalho

PROVERÁGUAS JACUTINGA

O objetivo geral desta proposta é promover a restauração de áreas de preservação permanente (APPs), principalmente as ciliares e das áreas de recarga, do Rio Mogi-Guaçu, no intuito de recuperar e aumentar a potencialidade de produção hídrica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

RESULTADOS ESPERADOS

Fortalecimento de parcerias entre os órgãos públicos ligados ao poder executivo, legislativo, judiciário e ao Ministério Público de Minas Gerais, entidades privadas e sociedade civil para obtenção de sucesso nos objetivos deste projeto.

Que os agentes envolvidos promovam a mediação e a intervenção em conflitos sobre danos socioambientais, principalmente aos relacionados aos recursos hídricos, específicos de cada microbacia onde houver ações do projeto.

Conhecimento da condição ambiental do Rio Mogi-Guaçu, especialmente dos aspectos relacionados às disponibilidades, demandas e qualidade das águas, bem como do histórico de danos ambientais nas microbacias selecionadas como prioritárias para a conservação.

As informações contextualizadas servirão como subsídio para as tomadas de decisões em projetos de conservação e restauração ambiental do Rio Mogi-Guaçu e formulação de políticas públicas.

A retomada das funcionalidades dos ecossistemas nas áreas que receberem intervenções de restauração florestal é esperada, consequentemente o aumento da disponibilidade hídrica regional e a melhoria da qualidade da água do Rio Mogi-Guaçu.

A sensibilização dos cidadãos que utilizam os recursos hídricos do Rio Mogi-Guaçu, principalmente das microbacias prioritárias para conservação, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida dessas populações é o resultado mais esperado com a execução deste projeto.

Parceiros Potenciais

ÁREA DE ATUAÇÃO

Últimas Notícias Relacionadas ao Projeto