Plano de Manejo do Parque Municipal Cachoeira da Fumaça

Criado em 2010, pela Lei Municipal nº 1.304 em 27 de dezembro de 2010, o Parque Municipal Cachoeira da Fumaça – PMCF localiza-se em Carrancas/MG. Com área total de aproximadamente 10 ha e perímetro de 1.912,56 m, o parque se encontra em sua totalidade inserido dentro do bioma Mata Atlântica.

A elaboração do plano de manejo teve início em setembro de 2020, com a contratação de equipe terceirizada multidisciplinar. Desde então, já foi entregue o Relatório de Caracterização da Unidade, documento que aborda os atributos físicos e bióticos da região, serviços ecossistêmicos e as ameaças e pressões sofridas pelo parque e seu entorno.

O relatório de caracterização é o primeiro de uma série de documentos contendo informações relevantes que subsidiarão as tomadas de decisão durante o processo de elaboração do plano de manejo.

 

Cachoeira da Fumaça, localizada dentro da Unidade de Conservação, em Carrancas/MG. Foto: FLS Engenharia

Área de Proteção Ambiental Serra de São José, Tiradentes/MG. Foto: Kassius Santos

Área de Proteção Ambiental Serra de São José, Tiradentes/MG. Foto: Kassius Santos

Atualmente, estão em fase de conclusão: o banco de dados geográficos do parque, que subsidiam a construção do plano de manejo e a gestão territorial da unidade; e o guia do participante, que aborda todos os elementos necessários para qualificar a participação da sociedade na oficina de elaboração do plano de manejo. Após a finalização destes documentos, os próximos passos são definir e convidar os participantes da oficina, bem como definir as datas e a logística para execução da mesma. A oficina é um evento que tem o objetivo de promover a participação social e construir coletivamente o plano de manejo. Com ela, busca-se reunir pessoas e entidades dos setores públicos e privados que conheçam ou que possam contribuir com a unidade de conservação, por exemplo: moradores da área e entorno, conselhos municipais de meio ambiente, instituições de ensino, pesquisa e extensão, etc.

A participação popular é parte fundamental da elaboração do plano de manejo e é assegurada pela Lei Federal 9.985/2000.