Sala Verde ARPA Rio Grande inicia suas atividades itinerantes em escolas de Lavras-MG

Compartilhe:

A ARPA Rio Grande realizou, na segunda semana de agosto, visitas a duas escolas em Lavras/MG, como inauguração de suas atividades de Educação Ambiental enquanto Sala Verde.

O Projeto Sala Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que visa incentivar e instrumentalizar entidades ligadas à pauta ambiental para a realização de diversas atividades de Educação Ambiental. Neste ano de 2018, a ARPA Rio Grande conquistou o título de Sala Verde e, a partir de então, todas as atividades da instituição que tangenciam a temática de Educação Ambiental – EA, se vinculam ao Projeto Sala Verde ARPA Rio Grande.

O marco inicial da execução das atividades da Sala Verde ARPA Rio Grande foi a visita a Escola Estadual Cristiano de Souza, localizada no bairro Nova Lavras na última terça-feira, 07/08/2018, a fim de definir as prioridades de trabalhos juntamente com a professora Ana Paula Almeida, responsável pelo Projeto de Educação Integral e Integrada. A solicitação deste apoio foi da própria professora, uma vez que a Escola respondeu positivamente sobre o interesse de participar das atividades de EA da ARPA Rio Grande, na ocasião do I Encontro de Educadores de Lavras, promovido pela agência em abril de 2018.

A ARPA Rio Grande firmou um compromisso com a Escola Cristiano de Souza, no intuito de iniciar a execução de um plano de trabalho para realização de oficinas sobre temas relacionados a reciclagem, alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos, compostagem, além da implantação e acompanhamento de uma horta orgânica e revitalização de uma área verde da escola.

Na sexta-feira 10/08/2018 foi a vez da Escola Municipal Professor Paulo de Souza, que fica na Comunidade do Cajuru do Servo, às margens da BR-381. Uma equipe da ARPA Rio Grande compareceu a pedido da escola para recolher livros didáticos a serem descartados corretamente, ou seja, destiná-los à reciclagem. Também foi discutida com a diretora Cleide de Fátima Ferreira a elaboração de um plano de trabalho para implantação da coleta seletiva na escola. A ARPA Rio Grande ficou incumbida de elaborar e apresentar esta proposta para o próximo ano letivo.

Os livros recolhidos na escola foram entregues na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (ACAMAR), onde serão codificados, separados e processados para que o papel seja aproveitado. Segundo a pesagem feita pela associação na hora da entrega, os livros destinados a reciclagem totalizaram 193 kg.

A equipe da ARPA Rio Grande agradece às escolas pela confiança e à ACAMAR pelo pronto atendimento. Esperamos os bons frutos que virão com estas novas parcerias, sabendo que a educação ambiental só fará seu papel transformador se for feita com muita garra. Mãos à obra, Sala Verde Arpa Rio Grande em ação!

“Lutar pelo verde, tendo certeza de que sem o homem e a mulher o verde não tem cor.”
Paulo Freire

Leia também:

Sobre a ARPA

A Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande também designada pela Sigla ARPA Rio Grande, foi constituída em Assembleia Geral em 12 de setembro de 2012, sob a forma de Associação Civil de caráter representativo, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, se rege por estatuto e pelos regimentos legais aplicáveis.

Últimas Publicações

Nosso Facebook